SOBRE NÓS

O Grupo KODON Amazon Taiko, da Associação Pan Amazônia Nipo‐Brasileira, foi originado no ano de 2004, na comemoração dos 75 anos de imigração japonesa na Amazônia, realizada em conjunto com a XVI Semana do Japão de Belém‐Pará. As comemorações foram realizadas no CENTUR, tradicional centro de convenções no centro da cidade.
Na ocasião, um grupo de Taiko proveniente da província de Yguazu, no Paraguai ‐ o grupo KOTARO, de liderança dos irmãos Takuma e Yuki Sawasaki ‐ foi convidado a ministrar uma oficina do milenar instrumento japonês de percussão. A oficina teve duração de uma semana e, ao final da mesma, os alunos se apresentaram para o público presente no evento. Após o evento, um grupo de oito participantes da oficina resolveu se reunir em torno de um objetivo: constituir um grupo de Taiko de Belém. Após um mês de reuniões e preparativos, o primeiro treino do grupo foi realizado em 15 de outubro de 2004, na residência de um dos integrantes.
Os bachis (baquetas) utilizados foram cabos de vassoura cortados e os taikos eram pneus gastos. A necessidade de disponibilizar um shime‐daiko para a “marcação auxiliar” das batidas foi sanada no treino seguinte, em que dois integrantes obtiveram uma peça pequena de couro cru e a tensionaram em uma pequena caixa de papelão pentagonal. A performance treinada foi a mesma ensinada pelo grupo KOTARO na Semana do Japão: o Miyake‐daiko.
Os treinos foram se revezando nas residências dos integrantes, e em locais conseguidos através de acordos com amigos. Com muito esforço, o grupo apresentou, no final do mês de novembro de 2004, um projeto à Associação Pan Amazônia Nipo‐Brasileira (APANB) com as intenções e objetivos a serem perseguidos pelo KODON. Com o aval da diretoria, fomos autorizados a realizar nossa primeira apresentação, no evento de comemoração de entrada do ano novo, o Shinnenkai. O mês de dezembro foi o primeiro mês que os pneus foram deixados de lado para que o grupo sentisse o treino nos taikos. Para a apresentação, o KODON recebeu a entrada de mais três integrantes. Mais tarde, com muito esforço, o grupo, agora nomeado oficialmente como KODON, começou a se apresentar em eventos relacionados à cultura japonesa, e em alguns eventos passou a ter presença marcada, como a abertura e encerramento da Semana do Japão e o Shinnenkai (festividade de comemoração ao ano novo).
Aos poucos o grupo foi evoluindo, e passaram a promover oficinas de taiko, ministradas pelos próprios membros do grupo. E, com o passar do tempo, esses alunos se integravam ao grupo de acordo com seus interesses e esforços. Porém, as oficinas não possuíam mais de 10 pessoas, até ocorrer o I Amazônia no Matsuri (Setembro de 2007), que, com o apoio da apresentadora do evento, houve uma divulgação mais abrangente da arte. No ano de 2008, o grupo também esteve presente no II Amazônia no Matsuri (em setembro), onde se comemorou os 100 anos de imigração japonesa.
O Shinnenkai 2009, marcou a nova era do Kodon, agora oficialmente com 16 integrantes, e em fevereiro fora novamente aberta as portas para uma nova oficina, que conta com a participação de 20 pessoas (curiosamente falando com um número expressivo de garotas) treinando aos sábados no mesmo horário do treino dos Kodon Kids.
Atualmente, o grupo treina aos sábados na Associação Nipo Brasileira, localizada em Belém. E continuamos em busca de novos integrantes que sejam talentosos para se unir ao grupo e expandi-lo.